segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

AMIGOS VITAIS


Vinícius de Moraes certa vez disse que “a gente não faz amigos, reconhece-os”. Ninguém menos do que um perfeito gênio poderia ter dito tanto, com tão poucas palavras. E justamente por ser meu preferido, inspiro-me nele para escrever algumas palavras sobre os meus amigos, expressões da mais pura verdade.

Lentamente, a vida aproxima pessoas que se tornam amigas, assim de repente, amores constantes e sólidos, não daqueles que vem e que vão, lembranças desde criança, ou não. Dos amigos não se espera nada além do que são, só se quer a sua amizade, que nos traz tanto conforto, tanta felicidade.
Realmente, meus amigos representam meu tesouro mais precioso. Ditam o meu bem estar, sintonizam os meus dias numa onda de tranquilidade, que me permite acordar e ter a certeza de que felicidade existe sim, mas nunca sem eles.
Sinceramente, a dedicação que dispenso aos meus amigos não chega aos pés do quanto os amo. É que nem sempre meu carinho consegue ser fiel aos meus sentimentos, e a necessidade de que eles saibam disso, de um jeito ou de outro, fez com que eu buscasse a inspiração necessária para escrever essa crônica, uma espécie de homenagem.
Efetivamente, a cada dia que passo longe deles, é simplesmente isso, um dia que passa, sem o brilho que deveria ter. Mas quando estão ao meu lado, é como se tudo ficasse melhor, tivesse um algo a mais, quem sabe mais cor, de repente mais gosto, sabor, exatamente o oposto do que me sinto quando estou sem eles.
Certamente, e disso não tenho dúvidas, muitos daqueles que lerem estes meus pensamentos não terão a menor consciência do quanto dependo deles, do quanto são importantes para mim, da imprescindibilidade de sua existência em relação à minha, enfim, do valor de nossa amizade. Mas espero que consiga com estas palavras corrigir um pouco isso.
Inevitavelmente, e falo isso com pesar, ao longo deste percurso chamado vida, vou perder alguns amigos. Sinto que é um pedaço de mim que se vai, uma dor real e sensível, uma perna que me tiram. E, por isso, de um jeito meio egoísta, rezo para que tenham saúde, porque meu sorriso e alegria depende deles, que equilibram a minha vida.
E finalmente, minhas preces também vão àqueles amigos que já perdi, e que foram, quem sabe, tão cedo, assim sem querer, antes de mim. Rezo para que estejam bem, para que me permitam lembrar de vocês, simplesmente, até o dia em que eu os encontrar novamente. Saibam que continuam em mim, através de mim, e jamais perderão a importância que sempre tiveram na minha vida.
Assim, a todos vocês, que modificam constantemente o que sou, transformando-me numa pessoa melhor, só posso agradecer. E dizer que o poeta não poderia ter sido mais preciso, porque reconhecer você como meu amigo foi fácil demais.
(Nota do autor: não por acaso todas as frases têm em seu início uma palavra terminada em "mente", considerando que os meus amigos não saem dela)

8 comentários:

  1. Grande Artur!!!
    Um dos mais belos textos que li nos últimos tempos. Parabéns!
    Exatamente como vejo os meus amigos.

    ResponderExcluir
  2. Artur amado...costumo sempre dizer: "quem tem amigos tem tudo"!!!
    Saibas que a vida é feita de momentos, momentos estes tristes, felizes, alegres, engraçados, doloridos...mas sempre passageiros!! E nestes momentos muitas vezes somos presenteados com novas amizades...um valioso presente da vida!!! Só tenho a agradecer por termos com isto sido brindados!!!
    Parabéns pelo teu texto, pela tua sensibilidade e pelas tuas amizades...o que fazem de ti, sem dúvida, uma pessoa especial!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Meu querido parabéns! Lindo, maravilhoso, emocionante esse texto. Confesso que deu vontade de sair correndo ao encontro dos meus grandes amigos que estão aí no sul. Amigos que infelizmente não tenho visto com tanta frequencia mas que nem por isso deixaram de ser mais importantes e essenciais para a minha felicidade.
    Te adoro e sou muito feliz por ter sua amizade.
    Grande beijo com muita saudade.
    Mari

    ResponderExcluir
  4. Valeu, galera!
    São essas palavras que fazem eu ter a certeza da nossa amizade, e que são a força que preciso para continuar escrevendo.
    Beijo pra todos que leram, mesmo àqueles que não postaram comentários, mas que se manifestaram por email, torpedo, enfim... obrigado a todos vocês!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei Artur!!! Estou me sentindo uma privilegiada!

    Amanda Torres Hollerbach

    ResponderExcluir
  6. Querido amigo!
    LINDO O TEXTO...saudades dos nossos papos!
    Bjooo grande.

    ResponderExcluir
  7. Artur, descobri teu blog e gostei dos teus textos. Confesso que também tenho a mesma sensação quanto ao "cultivo" dos amigos, afinal os relacionamentos de amizade são importantes na medida em que nos aperfeiçoamos constantemente na troca incessante de ideias, ideais, pontos de vista, pontos afim etc. Que tal mais adiante escrever um livro? Pense nisso enquanto me despeço, abraço.

    ResponderExcluir