terça-feira, 15 de novembro de 2011

SONHOS INTERROMPIDOS

Ontem foi um dia muito triste para muita gente. Faleceu Israel, um cara que sequer cheguei a conhecer, mas que era parte importante da vida de pessoas que amo. Morreu assim, de repente, talvez sem dor, mas que deixou uma outra, de saudade, em todas as vidas que tocou. De um jeito estranho, acordei muito triste, porque ele era mais do que uma pessoa boa, como já ouvi repetidas vezes. Ele era o amor de uma mãe, que sonhava em vê-lo feliz, e que vi chorando, sem entender por que as coisas funcionam assim, tentando achar alguma explicação no olhar dos outros filhos, que não sabiam o que dizer, porque não havia o que ser dito. Amor de uma mulher que sonhava e fazia planos de casar daqui a pouco, quem sabe até ter filhos com ele. Não era pra ser! Não agora, quem sabe mais adiante. Morreu um amigo de muitos, que vi em fotos com um sorriso não só de amigo, amor de irmão.

Sabe, a vida é realmente muito curta. A gente olha pra ela com os olhos fechados, faz planos, sonha com o futuro, do jeito que a gente quer que seja. Abre os olhos, e segue adiante. Muitos, não saem do lugar, ainda não entenderam que a direção é pra frente. Dos que saem, normalmente utilizam esses sonhos como um rascunho do caminho, uma direção indicando para onde ir. Só isso! Porque o resto... bem, o resto é uma grande surpresa.

Não tenho muito a dizer numa hora em que a única coisa que se consegue fazer é chorar. Aí, é preciso o silêncio, a reflexão, a oração, que considero de extrema importância, para quem foi, e, talvez, até mais para quem fica. Não há o que explicar, não importam os porquês, não existe um remédio pra passar a dor da saudade, além do tempo. Não nesse momento. Mas tenho a certeza de que tudo acontece por um motivo, e quem somos nós para não acreditar em uma razão justa, em uma explicação de que aquele amigo veio para fazer tudo que fez, e ir embora quando a missão foi cumprida.

Sonhos interrompidos pela ausência física... sim! Mas é inegável que uma existência marcada pela saudade, que traduz um amor insubstituível naqueles que continuam aqui, só quer dizer uma coisa: ele fez tudo que deveria ter feito. E o fez muito bem!

Como disse, ontem foi um dia muito triste para muita gente. Hoje ainda é. Mas a vida continua, e tudo é muito rápido. Daqui a pouco, quando menos esperarmos, nos encontraremos, e quem sabe um dia eu também possa te conhecer e te chamar de irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário